6 de jan. de 2009

Arte do Ensino do Teatro Educação


“o teatro é a arte de manipular os problemas humanos, apresentando-o e esquacionando-os” é com essa frase que Olga Reverbel no inicio do seu livro Teatro na Sala de Aula deixa bem claro o que vem a segui, ela não relata só os problemas enfrentado pelo professor de teatro, ou melhor, de artes dramáticas como da à solução. Ela aborda desde a falta de compreensão,do ensino do teatro em sala a perguntas, como é feita a formação desse profissional, e em que disciplina ele pode atuar? Ela faz uma passei de esclarecimento do professor ou aluno. O profissional dessa área além de ter uma formação acadêmica ele tem que ter uma capacidade e habilidade e sensibilidade que ela chama de dom, como também a criatividade, além disso o professor deve ter um conhecimento de psicologia evolutiva,pois as atividades deve obedecer as faixas de idade para que o objetivo posso ser atingido que é a auto-expressão. No jardim de infância pode ser trabalhar os jogos de “faz-de-conta”, a medida que o professor vai pedindo atividades como essa, que incita a imaginação das crianças, ele se depara com a riqueza de expressão dramática espontânea, e do seu papel no desenvolvimento harmônico da personalidade do seu aluno. Essas atividades despertam novos interesses abre novos horizontes. “Nunca deverá um professor fazer teatro com seus alunos, mas Jogos Dramáticos ou Jogos de Expressão”. Outra abordagem é com relação ou ambiente o ideal seria uma espaço com poucos moveis, mas a vemos na maioria das escolas não condiz com isso. O professor deve ter a criatividade de transformar o ambiente em um lugar que possa ser feitos as atividades dramáticas.
Educar através do teatro não é uma pratica nova, ela vem desde as civilizações antigas na Grécia antiga, por exemplo, eram utilizados jogos educativos para exercitar as crianças, já no Brasil podemos ter um exemplo bem conhecido que é a intervenção dos jesuítas que se utilizava dessa arte para catequizar os indígenas.
No final ela faz uma pergunta “para onde vai o teatro educação?” e responde com uma citação de Piaget.

"Afirmar o direito da pessoa humana á educação é assumir uma responsabilidade muito mais pesada do que assegurar a cada um a capacidade de ler, escrever e contar. É garantir a toda a criança o inteiro desenvolvimento de suas funções mentais e a aquisição de conhecimento e valores morais correspondentes ao exercício de suas funções até a adaptação á vida social atual".

Maria Lucyelma


Bibliografia

Reverbel,Olga.Teatro na Sala de Aula.2ºed.Rio de Janeiro.Livraria José Olympio Editora,1979.

Nenhum comentário:

Postar um comentário